quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Amigos para sempre é o que nós iremos ser!

Na primavera ou em qualquer das estações, nas horas simples, nos momentos de prazer...
O texto de hojeera pra ser sobre insights nostálgicos da minha infância. Era. Mudança repentina de planos ocasionadas pela propulsão adversa que essa música do rei gera em mim, pelo menos agora.
A vida é uma análise combinatória, por isso o blog. E a probabilidade de uma amizade durar para sempre é dada por uma combinação de arranjos complexos e, se tem combinação, tem traço de fração. Esse é o grande problema: o traço que divide em frações, que cria e prejudica diferenças até então inexistentes, que permuta, que distancia. O espaço amostral se torna limitado e decadente e a probabilidade da amizade seguir, ao longo dos anos -dos 5 anos- fica bem menor. Se a chance de dar errado somada a chance de dar certo corresponde a cem por cento sempre, pensa-se, erroneamente, que as chances são iguais e de cinquenta por cento. Nem sempre, com os amigos para sempre (ou os "amigos pra caralho") pode ser diferente.
Todo mundo já leu aquele texto que diz que um "amigo pra caralho" é aquele que briga contigo, te poe no chinelo, xinga tua mãe, chuta teu cachorro e risca teu carro, mas no dia seguinte é ele que está do teu lado pra te ajudar, e te xingar mais uma vez por estar te ajudando, que tu é burro por não resolver sozinho... Mas está ali, faz parte da tua vida.
A minha sugestão é repensar quantos amigos desses você tem e se são, de fato, assim. Uma coisa que aprendi com um amigo, e a frase eu jamais esquecerei, é que "se tu é meu amigo eu vou contigo até o fim, não importa o que aconteça, se tu está certo ou errado. Se tiver certo, beleza. Se tiver errado, conversarei contigo mas nunca te criticarei em público ou falarei mal. E se precisar, te ajudo a esconder um corpo".
Nunca pensei em matar ninguém. Tá, até já pensei mas o plano ideial nunca dura mais que 5 segundos (e não 5 anos, meus amigos!) na minha cabeça. Cinco anos é um bom tempo, suficiente para que se conheça uma pessoa. Ou não, já não sei mais...
"Na real não é uma questão de procura" - isso é amizade.


Pois é... amigos pra caralho!

Nenhum comentário: